modular é necessário







domingo, 13 de novembro de 2011

O CD de meu parceiro, Lô Borges






Mesmo a marca de Lô Borges sendo inconfundível e havendo em cada disco seu uma referência forte de trabalhos anteriores, as transformações e descobertas são presentes em tudo de novo que aparece na produção desse artista. Esse crescimento não é algo que se observa usando como parâmetros a cena externa, como a comparação com a produção de outros artistas da mesma geração ou das gerações seguintes, e sim diferenciais que surgem dentro da evolução de seu próprio trajeto como criador de sonoridades a todo tempo surpreendentes.

Suas harmonias sempre foram elaboradas, despertando em outros ouvidos sensíveis, grande curiosidade de como nascem e se consolidam esses passeios na estrutura de cada música. Mas neste disco, que o autor resolve dedicar à geração de seu filho, aos jovens que estão aprendendo a tocar algum instrumento e a conhecer agora o universo dos sons, aparecem canções de construções baseadas em tríades, que são o fundamento para a arquitetura rica e de grande esmero que prova que lindas canções prescindem desses grandes passeios harmônicos.

Outra qualidade do disco fica evidente pela sutileza com que efeitos foram escolhidos. A simplicidade que Lô diz ter buscado neste álbum e que atingiu com brilhantismo, não é nada simples. Trata-se de uma simplicidade que só pode existir na genialidade, não a genialidade inata e sim a que é adquirida com muita experiência e longos caminhos trilhados.

O que se pode dizer de Horizonte Vertical, trabalho de sonoridades ao mesmo tempo simples e de beleza eloquente, trabalho de um rumo novo e que não nega a exuberância criativa de toda a história de Lô Borges como compositor, é que é um dos discos mais importantes de sua carreira.
Horizonte Vertical é transformador.
Os meus parabéns a todos que participaram do álbum.
Patricia Maês

4 comentários:

  1. Tudo tão belo e delicado por aqui...
    que seguirei visitando
    Abraços desde o sul.

    ResponderExcluir
  2. Horizonte vertical, da terra ao céu, tudo de bonito que possa caber neste ínterim. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Horizonte vertical, da terra ao céu, tudo de bonito que possa caber neste ínterim. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  4. Horizonte vertical, da terra ao céu, tudo de bonito que possa caber neste ínterim. Parabéns!!!

    ResponderExcluir